Você já imaginou uma usina de energia solar no espaço? A China sim.

In Energia Solar, Mundo by idealenergiasolar

Se você ainda não imaginou… Saiba que a China já, e construir uma usina de energia solar no espaço já está entre os planos do país, que tem como objetivo se tornar referência no mundo, na geração de energias renováveis.

China gerará energia solar no espaço

Segundo o governo chinês, a operação da usina está prevista para 2025

A China está entre os países que mais investem em geração de energia solar. Estima-se que 2/3 dos empregos fotovoltaicos, tenham origem na gigante asiática.

Aliás, não é de hoje que a China se posiciona como a próxima superpotência de geração em energia limpa. Seu desenvolvimento no setor é proposital, e bastante planejado.

Tão planejado, que dentre os projetos tecnológicos do país, está o projeto de construir uma usina de energia solar interestelar, que orbitará a Terra a 36 mil quilômetros de distância.

Esta usina, além de captar a energia solar, transformará também, esta energia, em energia elétrica no próprio espaço. O objetivo do governo chinês, é fornecer energia limpa para as áreas mais remotas do mundo.

Parece brincadeira, não é? Mas saiba que atualmente, a energia solar espacial já tem sido utilizada para alimentar espaçonaves e a Estação Espacial Internacional.

Além disso, países como o Japão e os Estados Unidos, já estão fazendo pesquisas relacionadas. O pequeno país asiático, por exemplo, já propôs a construção de um painel gigante espacial, suspenso por fios presos a uma nave.

energia solar espacial japao
Fonte: TecMundo

O projeto chinês foi publicado no site de notícias do governo, e segundo eles, as pesquisas sobre a usina já teriam iniciado no final de 2018.

Em 2021, o país pretende iniciar a construção de uma base experimental, com previsão de operação para até 2025. E até 2050, esta base passará por um aumento em sua estrutura, para chegar à geração de energia em gigawatts.   

E como seria realizada a operacionalização deste projeto? A proposta dos chineses, é criar uma fábrica espacial, onde seus componentes seriam produzidos por impressoras 3D e montados com a ajuda de robôs espaciais.

Não à toa, os estudos sobre o projeto já começaram a ser realizados… É necessário entender como levar todo este maquinário para o espaço. 

Está duvidando? Em 2018, a china foi o país com maior número de lançamentos de foguetes, e eles tem explorado bastante a área espacial nos últimos 4 anos. Vamos aguardar os próximos capítulos…


Leia também:
Energia solar no mundo: Exemplos de economia energética e sustentabilidade
[INFOGRÁFICO] Qual é o retorno do investimento em energia solar?
Energia solar como vantagem competitiva

50% da energia mundial será produzida através de fontes limpas

Quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco, e faça um orçamento gratuito clicando no botão abaixo.