diferenca-micro-mini-geracao-distribuida-usina-solar

Qual é a diferença entre Micro/Mini Geração Distribuída e Usina Solar?

In Sem categoria by idealenergiasolar

Você sabe qual é a diferença entre micro e mini geração distribuída e usina solar? A diferença entre estes tipos de Sistemas Fotovoltaicos é basicamente a potência instalada dos seus sistemas mas a quantidade de energia gerada entre eles influencia bastante a forma como os sistemas são operados. Quer entender mais?

Micro e Mini Geração Distribuída 

O conceito de geração distribuída nada mais é do que o processo de tornar possível aos consumidores instalar em seus imóveis pequenos geradores de energia solar

Normalmente, o Sistema Fotovoltaico é instalado no telhado de residências ou pequenas empresas e tem como finalidade produzir energia para consumo próprio.

Toda a energia produzida é injetada na rede elétrica da concessionária e entra para o sistema de compensação energética da ANEEL, onde essa energia vira créditos que são abatidos da conta de luz, gerando um desconto de até 95% do valor.

A implementação desse sistema deve ser previamente aprovada pela concessionária de energia e a geração de energia vai acontecer somente após a vistoria e substituição do medidor.

Dependendo da potência instalada do seu sistema, você pode ser enquadrado em microgeração ou minigeração:

Microgeração: quanto o sistema tem uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW.

Minigeração: quanto o sistema tem uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5MW.

De acordo com a Aneel, foram instalados até o momento mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, sendo correspondente a R$4,8 bilhões circulados no país e 15 mil profissionais empregados no setor.

Usina Solar

Já a usina solar são sistemas fotovoltaicos de grande porte, geralmente projetados para a produção e comercialização de energia elétrica. Sendo assim, toda a produção gerada é feita por meio de painéis solares que convertem a energia do sol em energia elétrica.

As usinas normalmente necessitam de uma grande área de instalação, que normalmente são terrenos vazios, para produzir uma maior quantidade de energia.

Esse tipo de sistema pode ter potência instalada acima de 5 MW e não entra no sistema de compensação energética da ANEEL.




Tem alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de entender melhor qual sistema se encaixaria para a sua produção de energia? Acesse o site da Ideal Energia Solar ou entre em contato com a equipe da Ideal Energia Solar através do Whatsapp (11) 98921-1000 ou do Email [email protected]. Vamos adorar te ajudar!