estados-brasileiros-energia-solar

Quais são os estados brasileiros que mais investem em energia solar?

In Sem categoria by idealenergiasolar

A energia solar fotovoltaica vem crescendo mais e mais a cada ano, tanto no Brasil como no mundo. Isso porque muitas pessoas estão buscando por esse tipo de energia sustentável e renovável como uma solução para minimizar os gastos com a conta de luz, que estão altíssimos, e de colaborar com a preservação do meio ambiente

Em 2020, segundo dados obtidos por meio do relatório internacional Renewables Global Status Report, de autoria da REN21, esse tipo de energia teve um crescimento anual de 22,5% no mundo, sendo que o Brasil liderou na América latina, atingindo um potencial acumulado de 4,5 GW.

O que há 9 anos atrás era apenas algo desconhecido para o público, hoje já está instalado em mais de 42 mil casas, empresas e demais estabelecimentos do país. Além disso, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), esse número só tende a crescer, já que a previsão é que até 2024 a energia solar chegue para mais de 886 mil clientes.

5  estados brasileiros que mais investem em energia solar

Com esse aumento na adesão desse tipo de energia, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas, fazendo com que os custos com a instalação diminuam e se tornem muito mais acessíveis. Diante disso, vários estados brasileiros estão investindo na energia solar como uma alternativa para as altas inflações que o país está vivendo nesse momento de pandemia.

Também de acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os maiores produtores de energia solar são:

1) Minas Gerais

Um dos estados que mais produzem energia solar, Minas Gerais vem apostando nesse tipo de energia devido às altas tarifas estabelecidas pelas concessionárias.

Outro ponto importante é que o estado foi o primeiro a conceder a isenção fiscal no ICMS sobre a energia solar. Hoje Minas conta com mais de 65 mil instalações conectadas e um potencial instalado de mais de 774 MW.

2) São Paulo

Segundo colocado no ranking, o estado de São Paulo tem como objetivo chegar ao topo quando o assunto é geração de energia solar. Ao todo, já existem mais de 53 mil instalações gerando a sua própria energia solar e um potencial de mais de 505 MW instalado.

Hoje podemos encontrar 881 sistemas solares instalados em estabelecimentos comerciais, 105 sistemas instalados nas indústrias e apenas 132 sistemas instalados nas zonas rurais.

3) Rio Grande do Sul

Com um número de instalações muito menor que o de São Paulo, o Rio Grande do Sul hoje se encontra em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de energia solar fotovoltaica.

O estado possui mais de 40 mil conexões de gerações e um potencial instalado de 502 MW.

O setor comercial se destaca bastante, mais de mil estabelecimentos utilizam o sistema de energia solar como fonte para geração de energia elétrica.

4) Mato Grosso

O estado considerado um dos maiores produtores de agronegócio do Brasil, Mato Grosso vem expandindo seu número de instalações de energia solar. Hoje contam com mais de 17 mil instalações, gerando sua própria energia e um potencial instalado de mais de 285 MW.

5) Paraná

Mesmo sendo um estado com grande concentração e incidência de raios solares para captação desse tipo de energia, o Paraná ainda não aproveita da melhor forma possível essa capacidade.

Somente 0,03%, das mais de 4,5 milhões de unidades consumidoras da concessionária de energia paranaense, utilizam a energia solar como fonte alternativa. Já o potencial instalado no estado é de 276 MW.

Como citamos anteriormente, o Brasil é um dos maiores produtores de energia solar fotovoltaica do mundo. Contudo, ainda temos um grande caminho pela frente e um grande potencial de crescimento em diversos estados.

Quer entender melhor como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico? Clique aqui e veja mais sobre essa tecnologia no nosso site ou entre em contato com um consultor Ideal Energia Solar.