De acordo com estudo elaborado pela consultoria norueguesa, Rystad Energy, em 2024, o fenômeno do El Niño poderá aumentar o preço da energia elétrica no Brasil.
Caracterizado pelo aumento das temperaturas no Oceano Pacífico, o El Niño proporciona um clima global mais quente que impacta nos regimes de chuvas de toda a América do Sul e deve começar no próximo verão.
Brasil, Colômbia, Chile e Peru serão os países mais afetados por este fenômeno, e poderão sofrer impactos em suas condições de geração de energia hídrica, além de aumentar a demanda energética da população devido ao maior uso de equipamentos refrigeradores, por exemplo.
Espera-se que os diferentes estados do Brasil sofram impactos diferentes, onde o Sul viverá períodos com temperaturas acima da média e com mais chuvas, enquanto o Norte e o Nordeste poderão enfrentar períodos de seca.
Entretanto, o cenário dos reservatórios hídricos até o momento é positivo, se encontrando acima de 80%, além disso, o país tem um pipeline de projetos renováveis que deverão manter a oferta de energia mais equilibrada, suavizando o inflacionamento energético.
Mesmo com o fenômeno do El Niño, é possível fugir do inflacionamento energético. Basta começar a produzir a sua própria energia!
Com a energia solar fotovoltaica, você diminui o valor da sua conta de luz em até 95%, e não fica refém das chuvas e reservatórios hídricos.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp (11) 98921-1000 ou pelo e-mail contato@idealenergiasolar.com.br, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre energia solar fotovoltaica.
☀️Ideal Energia Solar – Gerando Alternativas
Fonte: Portal Solar
