Posso vender o excesso de energia gerado pelo meu sistema fotovoltaico? Antes de responder a esta pergunta, gostaríamos de conversa sobre:
O que é energia excedente?
Sim, a maioria dos projetos fotovoltaicos, quando bem dimensionados, acabam gerando mais energia do que você comumente consome. Isso acontece porque as condições solarimétricas e o seu consumo de energia mudam constantemente de acordo, por exemplo, com as estações do ano.
Exemplo:
– No inverno, é comum que as placas tenham menos incidência solar para produção de energia.
– No verão, é normal que a gente consuma mais energia, principalmente por conta do uso de ventiladores e ar condicionado.
Desta forma, em alguns períodos do ano, nós consumimos menos energia do que produzimos e nosso sistema fotovoltaico acaba gerando energia excedente.
Então eu posso vender a minha energia excedente?
Não! Por meio de um sistema de compensação, o excedente de energia elétrica é automaticamente injetado na rede da distribuidora, gerando créditos que podem ser utilizados para reduzir o valor das próximas faturas.
Esses créditos também podem ser utilizados para gerar descontos no valor da conta de luz de outros imóveis que sejam cobertos pela mesma concessionária de energia e estejam cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ.
É importante destacar que os créditos devem ser utilizados dentro de um prazo de 60 meses, o equivalente a 5 anos. E que caso você tenha interesse em produzir energia solar com o propósito de vendê-la, você deve buscar gerar energia através de usinas fotovoltaicas.
As usinas podem operar no mercado livre de energia, desde que sigam as normas e parâmetros estabelecidos pela Aneel. Para se enquadrar nesse modelo de produção, é necessário associar-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Ficou com alguma dúvida? Acesse o site da Ideal Energia Solar ou entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp (11) 98921-1000 ou pelo e-mail contato@idealenergiasolar.com.br.
☀️Ideal Energia Solar – Gerando Alternativas