A Greener, em conjunto com a Aneel, realizou uma pesquisa para mostrar o avanço do mercado fotovoltaico no Brasil no 4º trimestre de 2019. Foram entrevistadas 884 empresas do setor em todo o país, e os resultados foram bastante otimistas.
A geração distribuída e a geração centralizada de energia solar tiveram um crescimento bastante expressivo no 2º semestre de 2019, chegando a uma potência de 3.036,5 MW, número muito maior comparado ao mesmo período do ano anterior (2018), quando a potência era de 1.193,8 MW.
Sistemas fotovoltaicos conectados à rede
De acordo com os dados fornecidos pela Aneel, referentes ao sistemas fotovoltaicos conectados à rede, foram instalados 1.393,1 sistemas em 2019, chegando a triplicar o número instalado em 2018, que foi de 397,0.
Já o número total de sistemas fotovoltaicos conectados à rede chegou em 2019 a um total de 215 mil. No ano passado esse número foi de pouco mais de 140 mil.
Os sistemas residenciais e comerciais representaram 79% deste volume, e o percentual de empresas que possuem o sistema fotovoltaico instalado chegou a 30%, com um crescimento de 20%, se comparado com os dados coletados em janeiro de 2019.
Estados no Brasil
Quando falamos de capacidade instalada acumulada por estado, Minas Gerais lidera o ranking com 18,82% de toda a capacidade nacional, logo atrás está Rio Grande do Sul com 13,13% e São Paulo com 11,89%.
Financiamentos
A maioria das empresas que realizaram a instalação desse tipo de tecnologia utilizaram métodos de financiamento disponibilizados por alguns bancos.
As taxas de juros mais baixas destas linhas de crédito continuam sendo um dos principais fatores para a escolha do financiamento. Contudo, a flexibilidade na aprovação do crédito são fatores significativos para alcançar o volume nesse setor.
Segundo o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste, o Santander foi um dos bancos mais utilizados pelas empresas para realizar o financiamento para instalação do sistema fotovoltaico.
Vale ressaltar que um dos principais motivos para as empresas estarem aderindo à energia solar fotovoltaica, está relacionada à economia no valor da conta de luz, que chega até a 92%. Os outros motivos são sustentabilidade, status, marketing e pesquisa e desenvolvimento.
Quer saber mais sobre a energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito. Temos o projeto IDEAL para você!