pesquisa-mercado-fotovoltaico-2019

Pesquisa: Mercado Fotovoltaico – 1º Semestre de 2019

In Brasil, Economia, Energia Solar by idealenergiasolar

Foi realizado um estudo estratégico do mercado fotovoltaico pela empresa Greener, que traz análises, dados gerais e informações importantes sobre esse cenário no 1º semestre de 2019.

Para que você possa entender como anda o desenvolvimento e crescimento deste sistema sustentável no Brasil, por meio desse conteúdo traremos um resumo detalhado da pesquisa. 

Pesquisa: Mercado Fotovoltaico – 1º Semestre de 2019 – Dados Gerais 

Foi coletado pela Greener todas as informações necessárias por meio de diversas entrevistas com cerca de 689 empresas Integradoras, que trouxeram dados detalhados sobre importação de módulos, inversores fotovoltaicos, e outros dados importantes.

No 1º semestre de 2019 a importação de módulos fotovoltaicos no Brasil, teve um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Com a importação dos inversores destinados exclusivamente à Geração Distribuída e Centralizada não foi diferente, atingindo um valor 154% maior que em 2018. 

O preço médio do equipamento teve queda expressiva ao longo dos últimos anos. Contudo, no último semestre esse valor se manteve constante e estável.

Referente aos dados obtidos pela ANEEL, a potência do sistema instalado se aproximou do volume total inserido no ano anterior. A potência acumulada em 2019 foi correspondente a 86,8% de todas as fontes da Geração Distribuída.

Diante desse cenário, foram instalados no 1º semestre 92% de sistemas fotovoltaicos no Brasil, um número bastante expressivo e significativo para o mercado. Se separarmos a potência por classe de consumo, os sistemas residenciais e comerciais estão representando 77,9% de toda a potência conectada à rede.

Hoje no país mais de 3 mil municípios possuem pelo menos 1 sistema fotovoltaico conectado à rede, sendo que o Espírito Santo (ES) é o estado com maior número de cidades com o sistema.

Quando falamos em modalidade de geração, na própria Unidade Consumidora ela continua como a principal, enquanto as demais não tiveram nenhuma evolução significativa no mercado.

Pesquisa: Mercado Fotovoltaico – 1º Semestre de 2019 – Preços 

Os preços de janeiro a julho de 2019 apresentaram uma redução média de 8,9% no preço final dos sistemas fotovoltaicos. A venda dos kits compostos por: módulos, inversores, estrutura e acessório, também tiveram uma queda de 4% em relação a janeiro, devido à redução nos preços dos módulos e variação cambial.

Se fizermos um comparativo sobre telhado e solo, os kits para estrutura para solo são em média 14,4% mais caros que os kits para telhado. Já o preço dos serviços de integração que envolvem engenharia, mão de obra de instalação, impostos e margem de lucro, tiveram uma redução brusca de 16% entre os períodos de janeiro a julho.

O preço do sistema fotovoltaico residencial (4kWp), assim como o comercial e o industrial tiveram uma queda nos últimos anos. No 1º semestre de 2019 de janeiro a junho o preço médio de integração e do kit foi de R$5,23/Wp para R$5,00/Wp, ou seja uma redução de 4%. Em São Paulo tivemos reduções ainda melhores.

Vale ressaltar que estas média levam em consideração todo o território nacional, o que pode gerar discrepâncias regionais, porém, de maneira geral nos permitem identificar um claro movimento no trimestre, tornando os sistemas fotovoltaicos mais acessíveis e permitindo  um melhor tempo de retorno do investimento

Quer conferir o estudo completo, acesse o link e fique por dentro de todas as informações sobre o mercado fotovoltaico no 1º semestre de 2019. 

Leia também: