Segundo levantamento realizado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), somando-se todos os investimentos acumulados em projetos de geração de energia solar distribuída, o Brasil já ultrapassa os R$4,8 bilhões.
Investimentos em energia solar crescem no Brasil
De acordo com o mapeamento, o Brasil possui mais de 79.290 sistemas fotovoltaicos conectados à rede que juntos totalizam 827,5 MW instalados.
Destas instalações, 99,6% representam microgeração e minigeração distribuída fotovoltaica.
Dentre a lista de setores que apresentaram maior aderência ao sistema fotovoltaico, estão no topo os consumidores residenciais com 74,1% do total, seguidos por empresas dos setores de comércio e serviços com 17,2%, consumidores rurais com 5,3%, indústrias com 2,8%, poder público com 0,6%, outros com 0,08% e iluminação pública com 0,02%.
Embora a tecnologia fotovoltaica venha crescendo bastante no país, Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, sinaliza que ainda há muito o que fazer em termos jurídicos e regulatórios para que a produção de energia via fonte solar cresça ainda mais, e torne o Brasil um país em lugar de destaque no mundo.
De qualquer forma, a previsão é otimista, e espera-se que até 2027 sejam arrecadados mais de R$25 bilhões até 2027 com geração distribuída solar fotovoltaica.
Tem alguma dúvida sobre sistemas solares fotovoltaicos? Deixe nos comentários! E ficou interessado nesse tipo de geração de energia? Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito. Com certeza, temos o projeto IDEAL para você!
Leia também:
- (INFOGRÁFICO) Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica
- Existem pré-requisitos para a instalação de placas solares fotovoltaicas?
- (INFOGRÁFICO) Passo a passo de como aderir à geração de energia solar
- (INFOGRÁFICO) Energia solar no Brasil. Vale a pena?
- (INFOGRÁFICO) Como funciona a energia solar fotovoltaica?
- (INFOGRÁFICO) Brasil e a energia solar em números
- (INFOGRÁFICO) Qual é o retorno do investimento em energia solar?