Foi publicado no mês passado, no Diário Oficial da União, uma medida que zera alíquotas de importação de diversos equipamentos solares e que terá início no começo de Agosto, se encerrando no final de 2021. Antes os impostos cobrados por este tipo de importação para os módulos solares eram de 12%, enquanto os inversores tinham uma tarifa de 14%.
A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, tomou essa decisão a fim de ajudar a alavancar os negócios nesse momento de crise e promover a atração de investimentos no país, onde a desvalorização do real frente ao dólar aumentou de forma crescente, os custos de componentes para a geração desse tipo de tecnologia vindas da China.
Hoje a China lidera com 99% o mercado brasileiro de painéis e peças fotovoltaicas. Sendo assim, muitos fabricantes nacionais que vendem esse tipo de serviço poderão se sentir pressionados frente aos importados, que normalmente já possuem algumas vantagens em relação a esses custos.
Essa medida consiste em três pontos importantes:
- Torna viável o aumento de investimentos;
- Possibilita o aumento da inovação por porte de empresas de diversos segmentos da economia;
- Produz um efeito multiplicador de geração de emprego e renda.
Claro, ainda não é possível saber quais impactos o ex-tarifário irá trazer para o setor fotovoltaico, porém todos acreditam que a medida será extremamente benéfica para muitas empresas.
Segundo dados obtidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar representa, atualmente, menos de 2% da capacidade de geração do país. Além disso, ela tem crescido muito nos últimos anos, correspondendo a aproximadamente 3 gigawatts em potência instalada.
O país tem um grande potencial de crescimento nesse setor nas próximas décadas e pode subir ainda mais no grupo entre os 20 países líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo.
Essa medida por beneficiar o país e fazer com que esse tipo de energia renovável e sustentável cresça e se torne uma das principais fontes de geração de energia do país.
Quer conhecer um pouco mais sobre energia solar fotovoltaica e sobre os painéis fotovoltaicos? Veja mais conteúdos publicados no nosso blog ou entre em contato conosco. Até mais!