Já faz um tempo que o Google aderiu à geração de energia renovável, mas neste mês a empresa anunciou que decidiu ampliar o uso da energia solar e eólica para o abastecimento de seus data centers.
O Google já vem diminuindo a emissão de gases poluentes desde 2007, e desde 2017 vem suprindo as necessidades de energia de imensos prédios onde ficam instalados os seus data centers, através da geração de energia por fontes renováveis.
Estes data centers são os principais responsáveis por nos permitir acessar diferentes arquivos e mídias na internet, como jogos, vídeos, fotos, mapas e etc.
Pelo grande volume de arquivos e acessos, esse tipo de atividade acaba consumindo muita energia e com a adesão da energia renovável, a quantidade de poluição e os custos com energia diminuem bastante!
A geração de energia através de sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos serão controlados a partir de uma plataforma computacional gerenciada por equipes da própria empresa.
Essa equipe vai monitorar a necessidade de energia para cada data center, e os melhores momentos para abastecimento da energia, observando ventos e a incidência solar. Desta forma, conseguirão direcionar a energia gerada para os data centers com maior consumo.
Fonte: Tecnoblog