risco-apagoes-2021

Estamos correndo o risco de sofrer apagões em 2021?

In Sem categoria by idealenergiasolar

Será que estamos correndo o risco de sofrer apagões em 2021? Bom, é o que alguns especialistas têm alertado nos últimos meses diante da crise hídrica que as regiões do Sudeste/Centro Oeste do país estão enfrentando.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro Oeste do país estão operando, atualmente, com 17% da sua capacidade, mas segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a previsão é que os reservatórios operem com 14,9% da sua capacidade até o fim do mês.

Alguns reservatórios já estão operando com 10% da sua capacidade, e as usinas de Ilha Solteira, no Rio Paraná, e Três Irmãos, no Rio Tietê, estão operando em volume morto.

E diante da escassez de chuvas, que está prevista para até o fim do ano, tais índices nos mostram que existe sim, a possibilidade de ocorrer apagões no país.

Também segundo a ONS, estima-se que podem faltar 1,4 Gigawatts (GW) de potência nos momentos de maior uso da rede elétrica, em Novembro, mas se os reservatórios da região caírem para menos de 10% ainda em outubro, as interrupções de energia poderão acontecer neste mesmo mês.

Segundo a economista Clarice Ferraz, pesquisadora do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEE/UFRJ), além de erros relacionados à cobrança de tarifa e compra de energia térmica, outro erro do Governo Federal foi não apostar em leilões de energia que poderiam ter criado usinas solares e eólicas que reforçariam o fornecimento de energia no Brasil por 20 anos e diminuíram o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas.

Clarice aponta também, que é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento na busca por eficiência energética e ampliação de energia limpa e consumo mais eficiente.

A energia solar fotovoltaica vem sendo abordada como uma saída para os problemas energéticos em todo o mundo, você sabia? Quer saber mais sobre esse tipo de energia?

Entre em contato com a equipe da Ideal Energia Solar, nós podemos tirar todas as suas dúvidas! Envie uma mensagem pelo Whatsapp (11) 98921-1000 ou pelo Email [email protected].
Fonte: Rede Brasil Atual