Energia Solar: uma alternativa viável contra os aumentos na conta de luz

In Economia, Energia Solar by idealenergiasolar

Os aumentos na conta de luz de 2017 geraram discussão sobre a viabilidade de implantação de energia solar. Entenda como a instalação de placas fotovoltaicas podem evitar a inflação energética, e ainda diminuírem sua conta de luz em até 95%!

Aumentos na conta de luz

Evite a inflação energética

Após três meses com bandeira vermelha na conta de luz e custo extra de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh), o brasileiro respira aliviado com a tarifa verde no início de 2018.

Decretada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira verde deve durar até o próximo período de estiagem, quando a expectativa é que o governo acione as termelétricas aumentando o custo da eletricidade para o consumidor final.

Ainda assim, as tarifas de eletricidade no Brasil têm subido de maneira consecutiva e o próprio diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirma que “o valor da tarifa está atingindo um patamar muito preocupante”:

“Acho que nós não podemos ser indiferentes a isso, tem que estar na pauta, porque bateu, na minha compreensão, também no limite da capacidade de pagamento do consumidor”, adicionou ele.

Seria diferente se o Brasil seguisse exemplos de países como China, Japão e Alemanha, e incentivasse a geração de energia solar.

Conforme falamos em posts anteriores, os Estados Unidos, por exemplo, geraram mais emprego na energia solar do que as indústrias de óleo e gás, refletindo a demanda crescente pelo produto.

No Brasil, o consumidor ainda se acostuma com a tecnologia e o preço ainda assusta:

“É necessário fazer conta e entender o projeto como uma forma de investimento”, diz João Paulo Stefano, diretor da Ideal Energia Solar. “Tão logo instala o sistema, a economia na conta de luz é imediata, e em média de 6 anos o cliente já tem o retorno do valor investido”, continua.

A tendência é que cada vez mais gente faça a escolha pelo sistema. A estimativa da Absolar, feita com base numa projeção da Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), ligada ao governo federal, é que o país terá em 2024 mais de 1 milhão de sistemas fotovoltaicos em funcionamento.

Em 2030, o objetivo é alcançar 25 GW de capacidade instalada por meio de investimentos de mais de 125 bilhões de reais:

“O Brasil conta com 81 milhões de potenciais clientes”, afirma o presidente da Absolar.

Ainda segundo a Absolar, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência apontou que no ano passado 89% dos brasileiros desejavam gerar energia renovável em casa.

Existe potencial e com a queda no custo de equipamentos, a expectativa é que o Brasil dê passos rápidos rumo à micro geração de energia fotovoltaica.

Você já parou para pensar quanto gasta em conta de luz?

Nosso fundador, João Paulo Stefano te ajuda a explicar de uma forma simples e direta como os custos com energia elétrica podem influenciar no seu bolso:

Livre-se dos aumentos na conta de luz , e comece a economizar até 95% na conta de energia. Faça um orçamento gratuito com a Ideal Energia Solar.