Energia solar fotovoltaica se torna 7ª maior fonte de energia, do Brasil

In Brasil, Economia, Energia Solar, Sustentabilidade by idealenergiasolar

O cenário da energia solar fotovoltaica no Brasil é otimista, e cada vez mais extraem-se dados do crescimento desta tecnologia em nosso país.

Energia solar no Brasil

Tecnologia atingiu um novo marco no país

Neste início de 2019, dados extraídos pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostraram que as usinas solares fotovoltaicas de grande porte, superaram a marca de 2.056 MW de potência operacional, no Brasil.

Tal número é equivalente a 1,2% de nossa matriz elétrica. Dessa forma, a energia solar fotovoltaica ocupa agora a 7ª posição de fontes de energia do Brasil, ultrapassando as energias nucleares, que hoje possuem potência de 1.990 MW.

energia solar ranking brasil

Existem hoje, no país, grandes usinas solares fotovoltaicas operando nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, espalhadas por 9 estados, com destaque para a Piauí, Bahia e Minas Gerais.

energia solar estados brasil

Além disso, o Brasil possui atualmente 73 projetos de geração centralizada em operação, que foram contratados por leilões de energia elétrica promovidos pelo Governo Federal.

Para Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, é necessário usufruir melhor de nossas incidências solares: “Desde o primeiro leilão federal realizado em 2014, o setor solar fotovoltaico trouxe ao Brasil mais de R$ 10 bilhões em novos investimentos privados e dezenas de milhares de empregos locais de qualidade. O Brasil tem um dos melhores recursos solares do mundo, e estamos apenas começando a aproveitá-lo”.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, o uso da tecnologia traz diversos benefícios para nossa sociedade: “A fonte contribui para a redução de gastos com energia elétrica, atração de novos investimentos privados, geração de empregos locais de qualidade, redução de gastos com energia elétrica, atração de novos investimentos privados, geração de empregos locais de qualidade, redução de impactos ao meio ambiente, redução de perdas elétricas na rede nacional, postergação de investimentos em transmissão e distribuição, e alívio do sistema elétrico em horários de alta demanda diurna, como nos meses de verão”.

Tais vantagens já estão sendo reconhecidas pelos consumidores, e pelo mercado no Brasil, o que acarreta uma forte queda de preços da compra e instalação dos equipamentos, permitindo que a tecnologia atinja um novo patamar de competitividade.

João Paulo, diretor da Ideal Energia Solar também tem o seu ponto de vista:

“O norte de Minas Gerais e sul da Bahia acabam se destacando quando tratamos de grandes usinas, principalmente em função do baixo custo do m² nestas regiões que normalmente possuem um clima bastante árido, porém, rico em radiação solar. Também podemos citar a tarifa de energia destas regiões que são bastante elevadas e que acabam sendo outro importante fator para destaca-las como importantes locais para as usinas de energia solar fotovoltaica centralizada.

Já a região sudeste possui um grande potencial em cada telhado, dado as características populacionais desta região, o que privilegia a geração na modalidade de autoconsumo.”

Leia também:

[INFOGRÁFICO] Brasil e a energia solar em números
Ganhe desconto no IPTU com uso de energia solar fotovoltaica

Reduza a conta de luz em até 95% com energia solar fotovoltaica

Quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco, e faça um orçamento gratuito clicando no botão abaixo.