Por meio de um recurso natural renovável e inesgotável, foi desenvolvido há mais de 30 anos um sistema onde é possível ajudar o planeta, e ainda ter uma bela economia em nossa conta de luz.
Essa alternativa inovadora e inteligente é conhecida como energia solar fotovoltaica, sistema que possui uma fonte inesgotável e não poluente que gera energia por meio da luz solar.
O mais interessante deste tipo de sistema, é que é possível produzir energia mesmo em dias nublados e chuvosos, porém, quanto maior for a radiação solar, maior e melhor será a sua produção de energia.
Como muitas pessoas já sabem, o processo de conversão de energia solar é feito por meio de painéis fotovoltaicos, que funcionam quando a luz solar incide sobre eles, e os elétrons são conduzidos e colocados em movimento, gerando assim eletricidade.
Com o passar do tempo a geração de energia por meio desse sistema teve um crescimento global impressionante, já que é uma alternativa ótima que ajuda tanto no bolso do consumidor, quanto na redução dos problemas ambientais que estão assolando todo o mundo.
Entretanto, mesmo com tamanho crescimento ainda existem muitas dúvidas que rondam este tema. Pensando nisso, resolvemos ajudá-los a entender melhor sobre o assunto, respondendo alguns dos principais questionamentos. Confira!
Principais Perguntas e Respostas sobre Energia Solar Fotovoltaica
- Para o sistema fotovolaico funcionar é preciso que ele tenha baterias conectadas à rede elétrica?
Não, o sistema mais comum (off-grid) é conectado a uma rede de distribuição elétrica onde são jogadas a energia produzida tanto na rede como no relógio, registrando créditos de energia na concessionária de luz da sua cidade, que serão abatidos do valor da sua conta de luz, podendo levar a até 95% de diminuição da conta.
2. O que é micro e minigeração distribuída e qual a diferença entre elas?
Ambas compreendem a produção de energia elétrica por meio de pequenas centrais geradoras que se utilizam de fontes renováveis, assim como a solar, e são ligadas à rede de distribuição da concessionária de energia. A diferença entre cada uma delas é que a microgeração se caracteriza por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75kW. Já a minigeração é uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75kW.
3. O que é Autoconsumo Remoto?
Esse tipo de modalidade foi criada como uma forma de ajudar as pessoas que não possuem locais com espaço ou radiação solar suficientes para a geração de energia renovável.
No autoconsumo remoto o consumidor se utiliza de um terreno, uma filial ou um outro imóvel dentro da mesma área atendida pela concessionária de energia, e que tenha um espaço adequado para a construção dos painéis solares fotovoltaicos, para gerar energia e fazer a compensação dos créditos solares no imóvel que se necessita abater os valores da conta de luz.
É importante também que ambos os imóveis estejam cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ da concessionária de energia.
4. Qual o posicionamento do Brasil em relação à geração e utilização da energia solar fotovoltaica?
Mesmo tendo um grande potencial para esse tipo de energia renovável, o país gera atualmente apenas 0,05% de todo o seu potencial energético. Contudo, a expectativa é que esse cenário melhore e em breve esteja entre os 20 maiores países em geração de energia solar.
5. Com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica o imóvel pode valorizar?
Sim, pois com a instalação do sistema ele irá se diferenciar dos demais imóveis na hora de sua locação e revenda. Em muitos países, os imóveis que instalaram esse tipo de sistema sofreram uma valorização aproximada de 8% a 10%.
6. Como é realizado o cálculo para obter o custo para instalação do sistema de energia solar?
O consumo diário, mensal e anual de energia é dividido pela disponibilidade de radiação solar da localidade, para então encontrar a potência do sistema. A partir dessa informação, serão feitas outras análises para objetivar um projeto que viabilize o investimento financeiro.
No momento de fechar negócio com uma empresa de sistemas solares fotovoltaicos, algumas informações devem ser levadas em conta. Neste post explicamos como analisar estes orçamentos, e não cair em furada.
Tem alguma outra dúvida sobre sistemas solares fotovoltaicos? Deixe nos comentários! E ficou interessado nesse tipo de geração de energia? Ente em contato conosco e solicite um orçamento gratuito. Com certeza, temos o projeto IDEAL para você!
Leia também:
- (INFOGRÁFICO) Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica
- Existem pré-requisitos para a instalação de placas solares fotovoltaicas?
- (INFOGRÁFICO) Passo a passo de como aderir à geração de energia solar
- (INFOGRÁFICO) Energia solar no Brasil. Vale a pena?
- (INFOGRÁFICO) Como funciona a energia solar fotovoltaica?
- (INFOGRÁFICO) Brasil e a energia solar em números
- (INFOGRÁFICO) Qual é o retorno do investimento em energia solar?