Segundo relatório The Sky’s the Limit, publicado pela Carbon Tracker, as energias solar e eólica possuem potencial para atender até 100 vezes mais do que a demanda mundial de energia.
O relatório constata também que a queda nos custos das energias está as tornando economicamente viáveis em comparação a fontes fósseis como carvão, petróleo e gás. Além de contribuir sustentavelmente com o planeta, produzindo energia limpa.
Prevê-se também que com um crescimento anual de 15% no uso das tecnologias solar e eólica, já seria suficiente para gerar toda a eletricidade do mundo até a década de 30, além de fornecer toda a energia usada no globo até 2050.
Entretanto, a realidade mostra números mais otimistas! Na última década, o uso da energia solar teve um crescimento anual de 39%, quase dobrando sua capacidade a cada dois anos. E a energia eólica apresentou um crescimento anual de 17% ao ano, sempre com avanços tecnológicos que possibilitarão ainda maiores reduções de custos.
O estudo também concluiu que países emergentes são aqueles que possuem maior potencial solar e eólico e com a crescente diminuição dos custos dessas tecnologias, deverão participar cada vez mais do mercado de energia renovável.
Países que fazem parte da África Subsaariana, países da América Latina, Austrália e Marrocos são alguns com potencial superabundante e abundante de vento e incidência solar, e que podem gerar energia em grandes quantidades.
E apesar do decrescimento econômico do último ano, causado pelos efeitos da pandemia, as energias renováveis demonstraram pleno crescimento.
O uso da geração de energia renovável está se tornando cada vez mais realidade! Nós estamos nessa missão para diminuir a emissão de carbono e construir um mundo mais sustentável. E você?
Quer entender melhor como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico? Clique aqui e veja mais sobre essa tecnologia no nosso site ou entre em contato com um consultor Ideal Energia Solar.
Fonte: EPBR