energia-solar-principal-fonte-de-energia-do-mundo-ate-2050

Energia solar deve se tornar a principal fonte de energia do mundo, até 2050

In Sem categoria by idealenergiasolar

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Exeter e pela Universidade de Londres, da Inglaterra, a energia solar deve se tornar a principal fonte de energia até 2050.

Entretanto, os pesquisadores avaliam que a diminuição do preço dos equipamentos e a taxação de carbono, são políticas menos efetivas para a consolidação deste cenário.

Segundo eles, é necessário desenhar políticas que:

1) Criem redes elétricas estáveis e resilientes

Que conectem diferentes regiões, e que possuam sistemas de armazenamento de eletricidade e políticas para gerenciar a demanda, como forma, principalmente, de se preparar para intermitências geradas pelo clima e incidência de luz solar.

2) Disponibilizem linhas de crédito para economias em desenvolvimento

Os recursos para linhas de crédito disponíveis para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos, atualmente, estão altamente concentrados em países de alta renda.

Países em desenvolvimento, são aqueles que mais necessitam de linhas de crédito para que a energia solar ganhe maior protagonismo na geração de energia.

3) Aumentem a capacidade das cadeias de fornecimento

A demanda por matérias-primas como metais e minerais vai crescer, e é necessário que os países tenham como acessar estes materiais para garantir um futuro dominado pela energia solar.

4) Diminuam a dependência do uso de combustíveis fósseis

Uma rápida transição da geração de energia via combustíveis fósseis, para a geração de energia solar, pode, por exemplo, colocar em risco 14 milhões de empregos. Desta forma, não basta que os consumidores comecem a trocar a sua fonte de geração de energia… São necessários direcionamentos políticos para que mitigar estes riscos.

☀️Ideal Energia Solar – Gerando Alternativas

Fonte: Portal Solar