financiamento-sistema-solar-fotovoltaico-caseiro

É possível financiar um Sistema Solar Fotovoltaico caseiro?

In Sem categoria by idealenergiasolar

O Sistema Solar Fotovoltaico vem ganhando bastante força no Brasil já que com os constantes aumentos na conta de luz, se torna uma ótima opção para quem quer economizar e colaborar com o meio ambiente.

Entretanto, devido ao alto investimento inicial (mesmo com um alto retorno do investimento), algumas dúvidas rondam as pessoas que optam por esse sistema, principalmente sobre a instalação dos painéis solares fotovoltaicos caseiros

Uma dessas dúvidas é se é possível financiar esse tipo de sistema sem contratar uma empresa especializada e capacitada para a realização do projeto e instalação

Bom, vamos lá. A resposta para esse primeiro questionamento é NÃO. Isso porque, mesmo tendo várias informações na internet que explicam como instalar as placas, e sendo possível dimensionar o próprio sistema, será preciso realizar algumas etapas que necessitam da ajuda de uma empresa especializada.

Dentre esses fatores podemos citar:

1. Dimensionamento do Projeto

O dimensionamento do projeto, que calcula a potência de geração do sistema fotovoltaico, só poderá ser realmente desempenhado por um profissional qualificado. Caso contrário, o projeto pode ter muitas perdas de eficiência, sendo necessário aumentar os custos com a aquisição de equipamentos;

2. Instalação do Sistema

Realizar a instalação do sistema solar requer conhecimento de todas as normas, especificações e uso de equipamentos de segurança, caso as regras não sejam seguidas, existem grandes chances de ocorrer um acidente;

3. Homologação do Sistema

Após a instalação das placas solares, será necessário homologar o sistema na concessionária de energia, e esse processo só pode ser feito por um engenheiro ou eletrotécnico especializados

Diante de todos esses fatores, os bancos que liberam linhas de crédito e financiamento solar só aceitam projetos de sistemas solares fotovoltaicos realizados por empresas especializadas e com experiência comprovada na área. 

Além disso, outros problemas podem ocorrer quando não se contrata uma empresa séria e especializada. Para ajudá-los a entender ainda mais a importância dessa contratação, separamos alguns riscos causados quando o consumidor resolve instalar um sistema fotovoltaico sozinho ou até mesmo caseiro. 

Qual a importância de contratar uma empresa para instalação do sistema fotovoltaico?

Como já citado, além de não trazer os mesmos resultados e vantagens, os painéis solares, quando instalados de forma caseira, podem apresentar uma série de riscos para o consumidor e para o seu imóvel. Dentre eles podemos destacar:

Problemas na parte elétrica e choques elétricos

Optar por instalar o seu próprio sistema pode causar diversos problemas, principalmente na parte elétrica do imóvel, acarretando em possíveis danos e choques elétricos. 

Por isso, é preciso contar com a ajuda de uma empresa, uma vez que a instalação do sistema requer o cumprimento de diversas regras e documentações necessárias, além do registro do INMETRO e a sua conexão a uma concessionária de eletricidade.

Aquisição de equipamentos de má qualidade

Normalmente, os painéis caseiros são fabricados com garrafas pet, cds, caixas de leite e outros produtos que não são os ideais para a fabricação desse tipo de sistema, podendo lesar a rede de distribuição de energia, causando ruídos e outras alterações que afetam a funcionalidade do equipamento.

Vale ressaltar que todos os equipamentos utilizados para a fabricação e instalação do sistema precisam ser de boa qualidade, bem dimensionados e montados de forma correta para evitar possíveis riscos futuros e maiores dores de cabeça. 

Falta de garantia

Escolher o sistema fotovoltaico caseiro é abrir mão das garantias adequadas e legais do produto, além de não ter a vida útil correta, que varia entre 20 e 25 anos.

A instalação feita por uma empresa confiável oferece todas as garantias necessárias, além de qualidade e o suporte único adequado caso haja algum tipo de danos ou precise de reparos. 

Com isso, podemos notar a importância da contratação de uma empresa especializada para a instalação dos painéis solares fotovoltaicos em sua residência, empresa ou comércio. Pode ter certeza que isso vai evitar problemas futuros e te ajudar a economizar muito mais. 

Quer saber mais sobre linhas de crédito e financiamento para a energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito! Envie uma mensagem pelo Whatsapp (11) 98921-1000 ou pelo E-mail: [email protected] para falar com nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas 🔌
☀️Ideal Energia Solar – Gerando Alternativas