Uma ótima notícia para quem deseja adquirir um sistema solar fotovoltaico: o crescimento na geração de energia solar vem provocando uma redução no preço dos equipamentos no mundo todo. Inclusive no Brasil.
Segundo Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia, nos últimos dois anos o custo de instalação caiu cerca de 50%, e a tendência é que continue caindo.
E com grande potencial para geração de energia solar, estima-se que até 2024, 1,2 milhões de residências optarão por um sistema solar fotovoltaico.
Além disso, outros fatores podem contribuir também para um crescimento no número de imóveis com instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Mesmo ainda existindo alguns entraves que dificultam a popularização da instalação do sistema.
Incentivos para equipamentos de energia solar fotovoltaica
Alguns estados brasileiros oferecem incentivo
Ainda falta incentivos à adoção de sistemas de energia solar fotovoltaica, como acontece em países como EUA, Alemanha, China e Japão. E os juros cobrados pelos bancos que oferecem uma linha de crédito ainda são muito altos.
No entanto, 24 estados no Brasil garantem a isenção de ICMS para quem gera a sua própria energia.
Com isso, o consumidor não é tributado quando usa a energia excedente que ele gerou, e enviou para a concessionária.
Retorno Garantido com equipamentos de energia solar fotovoltaica
Retorno do investimento é de 5 a 10 anos
Apesar do Brasil ainda estar dando passos pequenos na expansão da energia solar, o retorno no investimento apresenta grande atratividade, pois enquanto as tarifas sobem acima da inflação o custo de instalação dos sistemas está caindo radicalmente.
O que deixa o investimento ainda mais viável para residências e comércios em geral.
Quer saber qual o investimento de instalação de painéis solares fotovoltaicos no seu imóvel? Solicite um orçamento gratuito!