O baixo nível de armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que abastecem mais da metade da capacidade de geração do país, vai aumentar o valor da conta de luz dos brasileiros no mês de Junho.
Na última quinta-feira (27), foi emitido um alerta de emergência hídrica na região da Bacia do Paraná, alertando que os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná passarão por um grande período de escassez de chuva de junho a setembro.
Tal medida será necessária por conta da necessidade de se acionar as termelétricas, que por queimarem combustíveis poluentes como o carvão e o diesel, aumentam os custos de geração de energia.
E para se descartar o risco de apagões em 2021, foi necessário adotar medidas emergenciais que garantirão o fornecimento de energia, como a elevação das contas de luz, dos consumidores brasileiros, para o patamar 2 da bandeira vermelha.
Segundo informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última sexta-feira (28), será cobrado um valor adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos, nas contas de luz das casas brasileiras.
Quer entender melhor como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico? Clique aqui e veja mais sobre essa tecnologia no nosso site ou entre em contato com um consultor Ideal Energia Solar.
