aumento-conta-luz-2021

Conta de luz vai aumentar em média 14,5%, em 2021

In Sem categoria by idealenergiasolar

Segundo estudo realizado pela TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, estima-se que a conta de luz terá um aumento médio de 14,5% no Brasil, neste ano de 2021.

Também de acordo com a empresa, que usou como base o Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (Sete) e que leva em conta números das 53 distribuidoras e 7 permissionárias do país, os maiores aumentos deverão ocorrer nas regiões Centro-Oeste e Norte, com alta de 19,4%.

Na região Nordeste se prevê uma alta de 17,6%, no Sudeste de 13,1% e no Sul de 12,2%. 

Tais aumentos tem como principal motivo a elevação dos Índices Gerais de Preços que são repassados pelas distribuidoras aos consumidores finais, como o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), acumulado em 23,14%, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado em 23,14% e o Índice de Preços ao Consumidor amplo (IPCA), com 4,52%.

Outro fator é a Conta Covid, que em 2020 emprestou dinheiro para cobrir os custos financeiros das empresas de energia que, por conta dos baixos índices pluviométricos, precisaram comprar energia. 

A Conta Covid foi regulamentada pela Agência Nacional de Energia e Eletricidade (Aneel) para evitar reajustes nas tarifas de energia elétrica durante a pandemia. Entretanto, estes empréstimos começaram a ser pagos no início de 2021 e por este motivo, os reajustes foram realizados.

Fonte: CNN Brasil