Nunca foi tão importante pensar em economia e sustentabilidade, por isso, algumas empresas da construção civil vem buscando alternativas para economizar luz e água em seus empreendimentos através, principalmente, da energia solar fotovoltaica.
O número de empreendimentos sustentáveis com espaços planejados para a geração de energia e reaproveitamento de água está crescendo cada vez mais no Brasil. Estas tecnologias tornam casas e prédios mais atrativos para os compradores, já que gerarão grandes economias nas despesas mensais das famílias.
Um empreendimento de Sorocaba, interior de São Paulo, por exemplo, instalou placas solares fotovoltaicas no telhado dos prédios, com capacidade de gerar até 6 mil kW por mês que alimentarão a rede elétrica do condomínio.
Além disso, foram instalados também sistemas fotovoltaicos na piscina, para aquecê-la e para alimentar a energia de áreas de lazer e dos elevadores.
Essas escolhas, segundo o engenheiro do empreendimento, Rodrigo Mikami Taneishi, vão além da economia e do potencial comercial: “Hoje o planeta mostra um desequilíbrio muito grande. Está visível para os clientes e incorporadores a necessidade de usar os recursos de uma forma mais equilibrada e sustentável”.
Outro empreendimento, na mesma cidade, está adotando tecnologias sustentáveis desde o planejamento da planta. Neste prédio, a água da chuva será reaproveitada em todo o jardim do condomínio, os estacionamentos contarão com tomadas para carros elétricos e serão instaladas “árvores solares”, placas solares com mais de três metros de altura que gerarão uma economia de até 50% nas áreas comuns do prédio.
Segundo o gerente de projeto do empreendimento, Simara Nagasako: “Ela armazena toda a energia solar para que isso se reverta na energia do edifício ou das áreas comuns. Une, realmente, a estética de um mobiliário urbano, porque a cidade toda vai poder tomar partido disso, com a funcionalidade da energia solar”.
Quer saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica? Veja outros posts no nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe.
Fonte: G1