manutencao-sistema-solar-fotovoltaico

Como funciona a manutenção do sistema solar fotovoltaico?

In Energia Solar by idealenergiasolar

A energia solar fotovoltaica é uma das maneiras mais econômicas de gerar energia elétrica já que, além de usar uma fonte de energia inesgotável e gratuita, o sol, esse tipo de sistema tem baixíssimo custo de manutenção.

A manutenção de um sistema solar fotovoltaico depende muito do tipo de sistema instalado:

  • Sistema Solar Fotovoltaico Off grid: quando as placas fotovoltaicas estão ligadas a uma bateria e geram energia de forma totalmente independente. Este tipo de sistema requer maior manutenção.
  • Sistema Solar Fotovoltaico On grid: quando as placas fotovoltaicas estão ligadas à rede de energia elétrica da concessionária. Esse é o tipo de sistema que a IDEAL Energia Solar trabalha e precisa de muito menos manutenção.

Neste post, vamos explicar como é feita a manutenção dos Sistemas Solares Fotovoltaicos On grid, o modelo mais adotado por grande parte da população, já que são mais econômicos e acessíveis. 


Como é a manutenção do Sistema On grid?

Existem 2 tipos básicos de manutenção das placas solares:

1) Limpeza

Como os painéis solares normalmente são instalados nos telhados dos imóveis e ficam expostos a diversas condições climáticas, como chuva, poeira e poluição, é necessário fazer uma limpeza das placas para que a sua potência de produção de energia não seja impactada negativamente além de garantir que o equipamento tenha uma vida útil de até 25 anos.

A limpeza também evita que haja a proliferação de fungos e a corrosão dos módulos devido a sujeira acumulada ao longo do tempo, e a frequência com que deve ser realizada pode variar de acordo com o local e a região onde o sistema foi instalado.

Na maioria das vezes, deve-se realizar a limpeza a cada seis meses, mas caso o imóvel esteja localizado em regiões mais secas e com alta incidência de poeira ou poluição, essa manutenção precisa ser feita de quatro em quatro meses.


2) Inspeção visual

Periodicamente, é importante fazer uma inspeção visual nas placas com o intuito de analisar se existem possíveis riscos, arranhões, fissuras, manchas, rachaduras, indícios de quebra ou qualquer outro tipo de defeito que possa comprometer a eficiência de geração de energia.

Se não tiver nada, fique tranquilo, basta seguir gerando energia e economizando na conta de luz!

Simples, não é? Além da manutenção ser mínima, você mesmo pode fazê-la.

Tem alguma dúvida sobre a manutenção de placas solares? Entre em contato com a equipe da Ideal Energia Solar, nós podemos tirar todas as suas dúvidas! Envie uma mensagem pelo Whatsapp (11) 98921-1000 ou pelo E-mail: [email protected] Será um prazer falar sobre energia limpa e renovável com você! 🔌

☀️Ideal Energia Solar – Gerando Alternativas