Você sabe como funciona a homologação do seu sistema solar fotovoltaico? Bom, esse é um dos principais desafios ao realizar a geração de energia solar, já que ela é uma das etapas realizadas pelas concessionárias de energia, servindo como uma fiscalização do sistema instalado dentro do imóvel, a fim de verificar se todas as especificações e normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estão sendo seguidas corretamente.
O processo de homologação tem como principal objetivo garantir a eficiência do sistema e que ele seja conectado à rede de distribuição da região do imóvel, para que a energia produzida seja revertida em créditos energéticos.
Como é feita a homologação do sistema solar?
Normalmente, quando você contrata uma empresa para a instalação do seu Sistema Fotovoltaico, como a Ideal Energia Solar, o processo de entrada e acompanhamento da homologação já estão inclusos no serviço prestado.
De qualquer forma, compartilharemos com vocês como essa homologação funciona:
- É preciso solicitar o ligamento do sistema junto a concessionária de energia;
- Enviar o projeto do Sistema Fotovoltaico para a concessionária analisar:
- Dentro de um prazo de 120 dias, será possível realizar a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica;
- Após a instalação, haverá uma vistoria técnica feita pela distribuidora;
- No dia da vistoria, um técnico especializado fará um relatório que será encaminhado à concessionária para a regularização;
- E para finalizar, será realizada a homologação, quando a concessionária realiza uma nova vistoria para autorizar a conexão do sistema, e para que assim seja feita a troca do relógio para um medidor bidirecional.
Mas para realizar essa conexão, será preciso ter os seguintes documentos:
- Certificado de conformidade do inversor ou número de registro da concessão do Inmetro;
- Lista de consumidores participantes do sistema de compensação;
- ART do responsável Técnico pelo projeto elétrico e pela instalação do sistema;
- Formulários de solicitação de acesso preenchidos para a micro e a minigeração distribuída, disponíveis nos Anexos II, III e IV da seção 3.7 do Módulo 3 do PRODIST, determinados em função da potência instalada da geração.
Se o projeto respeitar todas as etapas e os prazos estipulados, a homologação poderá ser realizada em até 34 dias.
Por que a homologação do sistema solar é importante?
Para prevenir e garantir a segurança necessária tanto para os profissionais quanto para as pessoas que estarão presentes nos locais da instalação, a realização da homologação é fundamental. Todo esse processo irá possibilitar maior bem estar, proteção, qualidade e eficiência do sistema, que deverá ter uma vida útil de no mínimo 20 anos.
Além disso, é por meio dela que toda a energia excedente é revertida em créditos energéticos, que poderão ser utilizados pelo consumidor por até 60 meses, para dias nublados e/ou períodos noturnos, quando o sistema não está em funcionamento.
Quer entender melhor como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico? Clique aqui e veja mais sobre essa tecnologia no nosso site ou entre em contato com um consultor Ideal Energia Solar.