como-driblar-aumento-conta-de-luz

Como driblar o aumento da conta de luz no Brasil?

In Sem categoria by idealenergiasolar

Com os níveis dos reservatórios baixos devido à escassez de chuva desde o início do ano nas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que representam mais da metade da capacidade de geração do país, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu acionar a bandeira tarifária vermelha, patamar 2 agora em Junho, fazendo com que a conta de luz fique ainda mais cara. Mas como driblar o aumento da conta de luz, no Brasil?

Segundo dados coletados pela Aneel, os níveis dos reservatórios são os mais baixos desde 2015, exigindo um maior uso das termelétricas, que fazem a geração da energia por meio da queima de combustíveis, como carvão e diesel, e encarecendo assim a conta de luz da população. A medida foi tomada, a fim de evitar que haja o risco de apagões em todo o país.

Entretanto, existe uma forma de não sofrer com esses reajustes exorbitantes e isso pode ser feito por meio da produção própria de energia através da instalação de um sistema solar fotovoltaico. Esse sistema tem como principal objetivo utilizar os painéis solares para captar a luz do sol e transformá-la em energia.

Com os altos índices solarimétricos será bastante difícil o consumidor sofrer com a falta de energia e por produzir a sua própria energia, ele não precisará comprar da energia produzida pela concessionária, evitando assim pagar pela inflação energética que acomete os clientes dessas empresas.

Hoje podemos encontrar dois tipos de sistema: o on grid e o off grid, que com características específicas, podem atender imóveis com necessidades distintas. Confira!


Sistema Solar Fotovoltaico On Grid

Um dos sistemas mais utilizados, o Sistema Solar Fotovoltaica On Grid, funciona por meio da geração de energia solar conectada à rede elétrica de distribuição da cidade. Toda a energia gerada é transformada em créditos que servirão como um desconto mensal na conta de energia da concessionária, podendo diminuir o valor da conta de luz em até 95%. Além disso, você não pagará pelo inflacionamento das contas de luz.

O mais interessante desse tipo de tecnologia é que se caso o sistema não gere a energia necessária para o consumo, a rede da distribuidora irá acrescentar com a energia restante, diminuindo bastante o valor final da conta de luz do consumidor.

O único ponto negativo do sistema On Grid é que caso a cidade passe por um apagão ou falta de energia, o imóvel ficará sem luz também, uma vez que ele depende das concessionárias de eletricidade para geração de energia.

Sistema Solar Fotovoltaico Off Grid

Diferente do On Grid, o sistema Off Grid não possui nenhuma ligação ou conexão com a rede elétrica de distribuição, não havendo assim a necessidade do consumidor pagar algum tipo de conta de luz.

Contudo, esse tipo de sistema é mais caro e necessita para seu funcionamento de baterias estacionárias que serão essenciais para o armazenamento de toda a energia captada e gerada pelas placas fotovoltaicas.

O ponto positivo é que a residência sempre terá sua energia estabelecida, mesmo em casos de apagão ou falta de energia, e você não terá nenhuma ligação com a concessionária de energia.

Normalmente, o sistema Off Grid é indicado para lugares mais remotos, como áreas rurais, onde não existe nenhum tipo de ligação com a rede elétrica. Porém, muitos optam por esse sistema por possuir o desejo de maximizar a economia na conta de luz.

Quais são os benefícios do sistema de energia solar fotovoltaico?

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa repleta de vantagens, ainda mais em tempos onde as tarifas de energia elétrica não param de aumentar. Veja quais são as principais

  • Redução da poluição ambiental e das taxas de carbono;
  • Baixa necessidade de manutenção;
  • Diminuição de até 95% nos valores da conta de energia;
  • Valorização do imóvel;
  • Taxa de retorno do investimento de 5 a 7 anos, com placas fotovoltaicas que duram até 25 anos;
  • Sustentabilidade.

Quer conhecer mais sobre a energia solar fotovoltaica e economizar até 95% em sua conta de luz? Entra em contato com a nossa equipe e peça um orçamento com visita técnica gratuitos.