sistema-solar-offgrid-apagao-amapa

Busca por sistema solar off-grid aumenta após apagão no Amapá

In Sem categoria by idealenergiasolar

Após apagão de 22 dias no Amapá, na Região Norte do país, a busca por sistemas solares off-grid aumentou no estado, já que com esta tecnologia, é possível gerar e armazenar energia sem a necessidade de conexão com a rede de distribuição elétrica. 

Sistema solar fotovoltaico Offgrid

Os sistemas solares fotovoltaicos off-grid funcionam através de bateria ligadas às placas fotovoltaicas, permitindo que o sistema gere e armazene energia para o imóvel. Diferente do sistema solar fotovoltaico on-grid (a tecnologia fotovoltaica mais comum e utilizada no país) onde a luz é armazenada na rede de distribuição elétrica da concessionária de energia. 

Nas últimas semanas, empresas de energia solar no Amapá, relataram que clientes que já possuíam sistemas fotovoltaicos on-grid em suas residências, começaram a buscar pela tecnologia off-grid, já que as concessionárias de energia, não estavam distribuindo luz para o estado. 

Outros, como Mônica Melo, moradora de Macapá, capital do Amapá, já haviam instalado o Sistema Fotovoltaico Offgrid e se consideraram “sortudos” com este cenário:

“O investimento vale muito a pena. As concessionárias cobram um preço altíssimo pela luz, e poder gerar a própria energia, controlar o seu consumo e saber que não está sendo roubado, para mim é muito bom. Além disso, as baterias são silenciosas, não são como um gerador, que faz muito barulho. Meus vizinhos ficaram tentados a investir também, e alguns já estão até fazendo orçamentos.”

Este tipo de tecnologia, mais utilizado em zonas rurais, não é frequentemente usado na cidade por conta de seus altos custos. Entretanto, segundo a Greener, nos últimos dez anos o preço da bateria de lítio caiu em média 88% e poderá cair mais 50% nos próximos anos.

Segundo, Rodrigo Sauaia,  presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a associação está estruturando maneiras de acessibilizar o uso de sistemas fotovoltaicos off-grid no Brasil:

“A Absolar está estruturando um estudo estratégico para mapear as oportunidades de aprimoramento regulatório, tributário, legal e normativo, para melhorar as bases no Brasil, o ambiente de negócios e mercado, para que consiga ter um papel mais protagonista no armazenamento de energia elétrica, como se observa hoje em países como Estados Unidos, além de Alemanha, Austrália, Japão.

Quer saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica? Veja outros posts no nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe.  

Fonte: Extra.globo