bombeamento-de-agua-energia-solar

Bombeamento de água com energia solar. É possível?

In Sem categoria by idealenergiasolar

Sim, é possível fazer o bombeamento de água com energia solar através de um sistema fotovoltaico, com ele você pode levar a água de poços, reservatórios, represas, rios e lagos para uso pessoal ou agropecuário em áreas rurais e onde até mesmo a energia elétrica não chega.

Quando o acesso à água tratada é limitado, muitas pessoas utilizam bombas de água elétricas para realizar a extração de água subterrânea. Entretanto, como a energia elétrica não está disponível em todos os lugares, a regra comum é usar geradores que funcionam com a queima de combustíveis, como o diesel, que são extremamente poluentes por emitir dióxido de carbono, são caros e exigem manutenções recorrentes.

Já as bombas movidas a energia solar, são uma alternativa sustentável e prática, mesmo na ausência de uma rede elétrica. Com ela você não precisa comprar nenhuma matéria-prima, como o diesel, além de não precisar queimar nenhum combustível fóssil, ou seja, ela não é poluente.

Além disso, a instalação desse tipo de equipamento é bastante simples, rápida e fácil, possui vida útil longa, de até 25 anos, e não requer manutenções constantes.

Outro grande benefício é que o sistema solar fotovoltaico é movido a energia limpa, renovável e inesgotável, o sol! Desta forma, durante o seu funcionamento, ele é bastante silencioso e tem um custo benefício ótimo.

Como é o funcionamento da bomba movida a energia solar?

Para realizar a instalação do sistema fotovoltaico é necessário que o local tenha uma fonte de água que permita a captação e um bom espaço para a colocação dos painéis solares. Já para que o sistema funcione, é preciso realizar uma ligação dos painéis até a bomba, para que então o sistema seja posicionado no poço ou reservatório.

Os painéis instalados vão servir para captar toda a energia por meio do sol e alimentar a bomba que inicia o seu trabalho e bombeia a água até o destino de entrega.

Vale ressaltar que um sistema fotovoltaico pode ser aproveitado também para uso domiciliar, como para agricultura e pecuária, atuando assim com maiores vazões. O sistema também pode ser usado para abastecer e transferir a água de um tanque para outro e para realizar a retirada de água de poços para dessalinização e purificação.

Tipos de sistema fotovoltaico com uso de bomba solar

O sistema de bombeamento de água que se utiliza de um sistema de energia solar pode ter diferentes tipos, dependendo de sua aplicação. Entre eles podemos citar:

  • Submersa: quando a bomba é instalada dentro da água, seja em um reservatório, poço ou na água corrente. Normalmente é longa e cilíndrica para tornar mais fácil a instalação em poços, mas pode ser igualmente instalado em reservatórios.
  • Superfície: esse tipo é instalado nas proximidades da superfície da água, puxando-a da fonte e deslocando para o seu uso em um reservatório. Bastante econômica e de fácil manutenção, esse sistema pode ser encontrado em pequeno e médio porte.
  • Gerador para bombas de Corrente Alternada (CA): instalada para grandes potências de bombeamento, é possível utilizar as bombas de corrente alternada convencionais ou acopladas a um gerador de energia solar.

Principais vantagens da energia solar no bombeamento de água

Uma das principais vantagens desse tipo de sistema é que ele não funciona a base de diesel, pois como já citamos ele é extremamente prejudicial ao meio ambiente e bastante custoso. Contudo, existem outros benefícios ao adquirir o sistema de bombeamento de água movido a energia solar, tais como:

  • Maior eficiência, podendo bombear até 8 mil litros de água;
  • Durabilidade, com duração de até 25 anos;
  • Pouca manutenção, uma vez que ele não possui peças extras para serem trocadas;
  • Não precisa estar conectado a uma rede elétrica;
  • Silencioso, já que ele não se utiliza de motores para o seu funcionamento.

Tem alguma dúvida sobre energia solar fotovoltaica em áreas rurais? Entre em contato com a equipe da Ideal Energia Solar, nós podemos tirar todas as suas dúvidas! Envie uma mensagem pelo Whatsapp (11) 98921-1000 ou pelo Email [email protected].