A busca por energia solar está cada vez maior, e ela vem desenvolvendo nosso mercado interno. Uma prova disso, é que foi alcançado recentemente um marco histórico de 1 GW (gigawatt) de potência instalada na geração distribuída, no Brasil.
O que quer dizer que já são mais de 114 mil unidades participando da geração distribuída no país.
Além de ajudar o planeta, a energia solar fotovoltaica também aquece o mercado interno, trazendo diversos benefícios que ajudam em seu crescimento. Vamos conhecer alguns deles?
Benefícios da Energia Solar no desenvolvimento do mercado interno
Geração de empregos
Segundo dados publicados pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o setor em 2018 foi responsável pela geração de mais de 11 milhões de empregos em todo o mundo, sendo que 3,6 milhões foram na área de energia solar fotovoltaica.
No Brasil, embora em um cenário de crescente desemprego, a energia fotovoltaica vem movimentando os postos de trabalho. Segundo reportagem da revista Época Negócios, a energia solar vai criar 120 mil empregos em 2020.
Crescimento na procura dos cursos de formação na área
Com tamanho crescimento na geração de empregos, e a procura por mão de obra profissionalizada, gerou-se a necessidade de cursos profissionalizantes no setor fotovoltaico.
Essa procura impulsionou o mercado de educação do país, por meio dos cursos online e presenciais que ajudarão os profissionais da área a aprimorarem seus conhecimentos técnicos para que possam trabalhar com instalação, projetos e vendas.
Acelera e melhora o mercado de importação
Segundo dados divulgados pelo portal Terra, a importação de placas fotovoltaicas no país teve um crescimento de 24% no primeiro semestre de 2019, ajudando também a aquecer as empresas brasileiras especializadas em logísticas internacionais.
Podemos notar que as vendas no setor são realmente impulsionadas por essas importações, colaborando para que os preços sejam barateados para os consumidores.
Vantagem competitiva para empresários
A instalação de um sistema solar fotovoltaico diminui grande parte dos custos de uma empresa, podendo gerar uma redução de até 95% na conta de luz, com retorno do investimento de 5 à 10 anos.
E com um aumento no número de linhas de crédito privadas e públicas, a possibilidade de adesão das empresas à esse tipo de tecnologia vêm aumentando também.
Segundo a ANEEL, estima-se que até 2024 vão existir mais de 1,2 milhões de comércios e residências produzindo sua própria energia. Diminuindo seus custos mensais, e aumentando suas vantagens competitivas de mercado.
Podemos ver um exemplo, em uma matéria produzida pelo Jornal Nacional, onde um dono de uma fábrica de roupas em Salvador, disse que gastava mais de R$ 3 mil com conta de luz, e que após começar a gerar sua própria energia, seu custo passou para R$ 70.
Além disso, especialistas em Marketing afirmam que a adoção da energia solar acrescenta valores positivos à imagem da empresa, demonstrando sua preocupação em contribuir com o meio ambiente.
Quer saber mais sobre a adesão à energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito. Com certeza, temos o projeto IDEAL para você!