conta-de-luz-aumento-2021

A conta de luz vai mesmo aumentar em 2021?

In Sem categoria by idealenergiasolar


O ano de 2021 começou assustando os consumidores com a bandeira vermelha, mas aos poucos, em alguns estados, os preços das contas de luz foram baixando. Desta forma, muita gente ficou se questionando se a conta de luz vai realmente aumentar em 2021.

Infelizmente, devido à suspensão de seis meses do aumento das bandeiras tarifárias, necessário para as concessionárias de energia custearem o aumento do uso das usinas termelétricas, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu transferir esse aumento para este ano. 

Contudo, a aprovação do orçamento e ajuste de 2021 da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), empresa que banca diversos subsídios e políticas públicas, foi adiada pela segunda vez, sem uma previsão para esse reajuste.

No início de fevereiro, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, afirmou em uma de suas reuniões, que as tarifas podem subir aproximadamente 13% neste ano, segundo as estimativas feitas pela área técnica. Esses dados são uma previsão de alta geral da tarifa que leva diversos fatores em consideração, não apenas o rombo causado pela pandemia no ano passado.

Outro ponto que prejudicou bastante e ajudou para que as tarifas tivessem um aumento, foi a falta de chuva, o que fez com que os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas caíssem drasticamente, diminuindo assim a produção de energia. Para suprir esse problema, o governo contactou as usinas termelétricas, a fim de minimizar o impacto causado, porém, esses sistemas são muito mais caros que os convencionais.

Todos esses custos são bastante caros e para que o governo não arcasse sozinho com eles, foi criado o sistema de bandeira tarifária, uma cobrança feita diretamente na conta de luz do consumidor para custear o funcionamento das termelétricas. 

Agora será preciso esperar a reunião para aprovação do orçamento feito pelas concessionárias e a Aneel para definir de quanto será esse aumento e como ele irá afetar o bolso dos consumidores. Por enquanto, as tarifas de uso dos sistemas de transmissão serão as mesmas aprovadas em 2020. 

Se você quiser fugir dos inflacionamentos energéticos, conheça a Energia Solar Fotovoltaica. Com ela você produz a sua própria energia e diminui a sua conta de luz em até 95%. Quer saber mais? Clique aqui e veja mais sobre essa tecnologia no nosso site